Oiê! Sabe aquela sensação que o mundo está passando por cima de você e você só tem energia para assistir, invés de reagir, sair da situação ou fazer qualquer coisa para ficar melhor. É exatamente assim que eu me sinto quando não tenho tempo para mim. Acredito que você que esteja lendo já passou por isso pelo menos uma vez na vida e como é difícil nos reerguermos depois, né?
Para essa edição achei ótimo falar sobre isso, já que o ano já começou de fato com a virada de ano com o carnaval kkkkk e acaba sendo muito fácil nos perdermos na rotina automática e sermos engolidos por responsabilidades que envolvem terceiros, como trabalho, relacionamentos, contas etc.
Separei algumas ações que podem te ajudar nesse processo que me ajudam quando estou nessa situação:
Blocar um tempo da minha agenda para mexer meu corpo no mínimo 10 minutos.
Se você acompanha a news faz um tempo já deve saber que aqui eu prego a palavra no Nike Training, que mudou completamente minha dinâmica com exercícios físicos na pandemia e sigo com ele até hoje, e como fazer 10 minutos de exercício muda seu dia.
Às vezes achamos que só coisas grandes vão mudar nossa vida, 1h de exercício, por exemplo, mas posso te confirmar que micro ações que fazem a mudança em tudo.
Deixar pré-definido o que irei fazer no meu tempo livre para não dar espaço para desculpas comigo mesmo.
Sabe aquelas horas do dia em que você termina seu trabalho e fica ao léu scrollando infinitamente o feed recebendo dopamina barata? Então, é nesse tempo aqui que vamos trabalhar.
Gosto de colocar hobbies que estou com hiperfoco no momento, como aprender mais sobre culinária (caso me veja no masterchef nos próximos anos nem se surpreenda kkkkk), pintar aquarela ou tomar aquele banho premium que sinto que estou precisando.
Isso está ligado diretamente as intenções do dia e pode te deixar ainda mais animada(o) para ele, tipo quando era dia de passeio na escola.
Silenciar minha voz autocritica com pensamentos bons sobre mim
Esse assunto rende uma edição inteira, mas resumindo muuuuuuito por aqui é se sentir merecedora de tirar um tempo para mim. Não vou falar que é fácil, porque para mim, não é nem um pouco, mas o que vem me ajudando ultimamente é reafirmar coisas positivas minhas e me relembrar que sou merecedora de descanso, diversão, interações sociais e todo resto que nos deixa bem, mas deixamos de lado por algum momento.
Tempo é uma coisa finita em nossas vidas, e tem momentos que eu me esqueço disso. Desde o momento em que nascemos é como nossa areiinha da ampulheta esteja escorrendo, mesmo que lentamente, ela está até o nosso último dia.
Então que nos esforcemos para aproveitá-lo da maneira que a gente goste, com coisas que fazem nossos olhos brilhar, estar com pessoas que nos fazem bem e curtir consigo mesmo.
Quantas vezes você já não leu um livro de autoajuda e deixou todos os ensinamentos dele de lado? Ou salvou uma receita no instagram e não fez até hoje? Nesse quadro te instigo a você colocar a mão na massa e realizar o que falei nessa edição para esse próximo mês!
Na edição anterior falei sobre como era bom de fazermos perguntas para termos mais autocuidado em nossas ações, vou adorar saber se você chegou a utilizá-las este mês e para eu saber…
Já que o tema dessa edição casa muito em arranjar um tempo para você, eu te desafio a viver um momento só seu pelo menos uma vez na semana. Se fizer sentido para você tira uma fota desse momento e compartilha no seu story do Instagram marcando a gente (@sejadboa) com a #comtempoparamim vai ser tudooooo.
Não precisamos esperar o final de semana para ficarmos felizes w/ Aninha
Oiê dboas!
Para quem não me conhece sou a Ana, fundadora do corporate girls club, uma comunidade de autoconhecimento e carreira para mulheres!Meu propósito com o clube é ajudar mulheres a alcançarem sua vida dos sonhos sem perder o equilíbrio com a vida pessoal, o que faz todo sentido com o tema de hoje, né?
Talvez você esteja se perguntando como o corporate ajuda mulheres a encontrarem esse equilíbrio. Atualmente a comunidade é focada em criar experiências, sejam elas palestras com especialistas em diversas áreas ou encontros onde você pode simplesmente desligar seu celular e relaxar!
Para entrar nesse assunto, sobre não termos tempo para nós mesmas e como é fácil priorizar tudo menos a si própria, quero contar uma situação que aconteceu comigo (e foi até tema de terapia).
Esse ano eu decidi empreender 100%, até então eu conciliava um trabalho como analista de marketing 8h por dia, empreender com o clube, uma faculdade de administração, vida social, fazer academia, comer saudável, tentar ser uma boa filha, uma boa neta, uma boa amiga…
E adivinhem: obviamente não dava conta de tudo.
Então, pelo bem da minha saúde física e mental, eu decidi seguir meu sonho, trabalhar com o clube. Agora pensem que saí de uma rotina que eu não tinha tempo de respirar por mais de 3 segundos para uma rotina onde eu podia simplesmente fazer academia as três da tarde
Sabem o que eu senti? (aqui a resposta de uma pessoa que ainda não foi influenciada pela rotina abusiva e tóxica do trabalho em excesso seria alívio, mas não, infelizmente não foi o que senti)
Eu me senti mal, me senti improdutiva, me senti desperdiçando meu tempo.
Como assim eu poderia praticar um hobby quarta-feira às 16 horas? Isso tá errado!! Eu deveria estar trabalhando!
Mas sabe o que me dá energia, disposição e mais criatividade para criar no corporate? Exatamente tirar 1 horinha do meu dia para fazer algo que me faça genuinamente feliz, como ler um livro, fazer uma caminhada, ou até pintar um quadrinho.
Vocês entendem como o problema não está em tirar uma horinha do seu dia para fazer algo que você goste, mas sim em como a sociedade nos fez acreditar que qualquer coisa que não seja trabalho não é produtivo?
Sabe o que te torna mais produtivo no trabalho? Cuidar de você mesma!
Às vezes a gente precisa questionar se o que a sociedade impõe realmente faz sentido para nossa vida e a fase que estamos. Não me entenda mal, não estou dizendo que trabalhar não é importante, que a vida é só lazer, acredito que a vida seja feita de fases e existem, sim, momentos em que nossa prioridade será nossa carreira. Mas será que essa é a fase que você está agora? Ou será que você só não está sabendo equilibrar trabalho com vida pessoal?
“… temos a mania de deixar para fazer as coisas que gostamos aos finais de semana, e acabamos vivendo pelo final de semana.”
Minha dica é: escolha coisas que você goste de fazer e tente encaixar no seu dia-a-dia. Eu sinto que temos a mania de deixar para fazer as coisas que gostamos aos finais de semana, e acabamos vivendo pelo final de semana. Sabe aquela depressão quando você ouve a chamada do fantástico domingo a noite? Então.
Por que não encaixar um cineminha na quarta à noite? Ou pintar um boobie goods antes de dormir? Uma pausa para um café da tarde no home office?
Existem pequenas coisas que podemos fazer por nós mesmos todos os dias, você só precisa encontrar o que te faz feliz e encaixa na sua rotina.
Se organizar direitinho, dá para ser feliz todos os dias.
Adorei a news de hoje!! Ótimas dicas e com certeza vou tentar encaixar na minha rotina ❤️
Fiquei feliz em ver a colaboração da Aninha e saber da decisão que ela tomou, faço parte do corporate e fui num evento no começo do ano e ela desabafou sobre essa dualidade que ela estava vivendo. O clube é uma iniciativa incrível e agrega muito na vida das pessoas 💖💖 obrigada pelo texto