Oiê!! Caraca, nem acredito que estamos indo para o TERCEIRO mês do ano, meu deus. Tanta coisa aconteceu nesse último mês… Comecei num trabalho novo, passei mais tempo aqui em Curitiba (alô dboas de Curitiba, vamos fazer um encontrinhoooo!) e meu pc quebrou kkkk. Esse são uns dos motivos que alguns episódios do podcast estão saindo em atraso. :(
Dito tudo isso, por estar em novos ambientes, passado por alguns estresses fora da rotina e tudo mais, vejo que usar todas as ferramentas de autocuidado são essenciais para essas fases da vida e vai ser sobre isso a edição desse mês. Obviamente você já percebeu pelo título, mas vamos lá!!!
Autocuidado não é só skincare! Bem que eu queria que fosse…
Diferente de muito guru que existe por aí falando sobre autocuidado como fosse uma coisa simples, já te adianto que não é, nunca vai ser e dá muito trabalho.
Agora que eu já te joguei o balde de água fria com a realidade, vamos destrinchar um pouco mais desse assunto tão comentado, mas também tão confuso. Para você saber quais atividades de autocuidado realizar consequentemente precisa desbravar o seu autoconhecimento. Já comentei sobre isso em alguns episódios do podcast (se você ainda não ouviu, vai lá maratonar).
Não adianta nada você tirar o dia para fazer uma máscara de skin care sendo que, no fundo, você odeia lavar seu rosto na pia e ficar com tudo pingando água kkkkkk. Falo isso por que já fui dessas!
Partindo do fato que você já conhece os pontos principais que te fazem bem ou não podemos coloca-los em prática.
Fazer suas unhas semanalmente para aumentar sua autoconfiança e se sentir mais bonita, impor limites em relações que precisam, se perdoar por algum erro que você cometeu são todas ações de autocuidado. Saber utilizar elas em cada uma na fase da sua vida te ajuda muuuuuuuito a não passar por mais “perrecos”.
Para essa edição pensei como seria o autocuidado nas coisas mais simples como agir consigo, ser mais gentil, ter mais paciência para aprender e coisas cotidianas que todos nós vivenciamos. Que esses pequenos detalhes fazem toda diferneça e um ótimo caminho para se dar o primeiro passo nessa jornada.
Então aqui vão algumas perguntas que gosto de fazer para mim mesma sempre quando me deparo com alguma situação que fico confusa ainda, vale para sair com alguém, praticar alguma atividade nova ou infinitas possibilidades kkkkk
Isso está alinhado com a realidade que quero viver?
Se essa situação estivesse acontecendo com alguma amiga, o que eu falaria para ela?
Eu me sinto bem e confortável com isso? Se não, isso será bom para cumprir algum objetivo meu futuro?
Daqui um ano, isso fará diferença para mim?
Realmente vale meu esforço? Quais frutos irei colher com isso?
Acredite, pode parecer uma coisa simples mas praticar o básico gera muito resultado! Espero que faça diferença pelo menos 1% na sua vida e te ajude na sua jornada, se gostou desse assunto comenta aqui para eu saber e até mesmo trazer mais conteúdos nessa linha, talvez no youtube ou por aqui mesmo :)
Gratião dmsss por estar aqui! Beijinhos
Quantas vezes você já não leu um livro de autoajuda e deixou todos os ensinamentos dele de lado? Ou salvou uma receita no instagram e não fez até hoje? Nesse quadro te instigo a você colocar a mão na massa e realizar o que falei nessa edição para esse próximo mês!
Como nessa edição eu compartilhei algumas das perguntas que faço para mim mesmo para ter mais autocuidado comigo em situações cotidianas. Te convido a colocar essas perguntas no seu bloco de notas e faze-las sempre quando precisar numa situação.
Depois me conta como foi.
Autocuidado é sobre como é sua relação com si mesma(o) e nada mais justo ser gentil com a pessoa mais importante da sua vida, que é você! ⭐🤸♀️🫶
Por que entender seu ciclo menstrual vai mudar sua vida w/ Fabi
Oie! Eu sou a Fabi, sou naturóloga, especialista em nutrição e ginecologia natural, minha missão é ensinar mulheres mais sobre seu corpo e ciclo para que cada dia elas possam estar mais empoderadas e feliz em seu próprio corpo e tenham conhecimento o suficiente para tomar as melhores decisões na sua vida, seja reprodutiva, corporativa ou pessoal. Dou aulas, cursos, palestras e escrevo e-books sobre o tema, além de produzir conteúdos sobre nas redes sociais de forma simples. Se você quiser saber mais sobre me siga nas redes: @fabityminski.
Você sabia que, quando você entende as fases do seu ciclo menstrual, você ganha superpoderes? Sério! Conhecer os altos e baixos dos hormônios não só te ajuda a lidar melhor com sintomas como a TPM, mas também pode ser a chave para se sentir mais equilibrada, prevenir uma gravidez de forma natural e até melhorar sua produtividade no dia a dia.
Cada fase do seu ciclo é única, e entender essas mudanças pode te ajudar a fazer escolhas mais inteligentes e, claro, se sentir mais de boa. Vamos usar a vibe das personagens de Sex and the City para te guiar nesse processo e te mostrar como reconhecer as fases do ciclo menstrual e tirar o melhor proveito de cada uma delas!
1. Fase Folicular — A Charlotte (Início do ciclo até ovulação)
Charlotte é a personificação do otimismo, do romantismo e do brilho interior. Ela é aquela pessoa que sempre vê o lado bom das coisas e acredita no poder da renovação. E essa fase do ciclo é a que mais tem a ver com ela! Durante a fase folicular, que começa no primeiro dia após a menstruação e vai até a ovulação, seus níveis de estrogênio começam a subir. Isso é o que faz com que você se sinta mais criativa, motivada e cheia de energia, como se o mundo estivesse se abrindo para novas possibilidades. Exatamente como Charlotte quando ela se joga em um novo relacionamento com toda a esperança do mundo.
Sinais do corpo
Seu corpo começa a se recuperar da menstruação e a energia começa a subir. Você vai perceber que se sente mais criativa, com mais disposição para atividades sociais e um toque de brilho a mais. Sua pele tende a ficar mais radiante, e sua mente, mais focada no futuro e em novos projetos.
Como saber que você está nessa fase
Se você acorda com a sensação de renovação, cheia de ideias e disposição para sair e começar novas coisas, provavelmente está na fase folicular.
2. Fase Ovulatória — A Samantha (Ovulação)
Samantha é a estrela do poder, da confiança e do charme. Ela é sensual, sem tabus, e exala uma energia tão vibrante que atrai todo mundo à sua volta. Isso tem tudo a ver com a fase ovulatória! Quando o estrogênio atinge seu pico durante essa fase (que ocorre em torno do meio do ciclo), você se sente poderosa, confiante e com aquela energia extra para se jogar na vida. É o momento em que você está mais atraente, com mais carisma, e, como Samantha, pode se sentir irresistível — tanto fisicamente quanto socialmente.
Sinais do corpo
O muco cervical se torna mais transparente e espesso (te avisando que está na fase fértil). Seu corpo está cheio de energia, e você pode se sentir mais sociável e até mais sexualmente atraente. Sua pele e cabelo podem estar radiantes, e você se sente bem consigo mesma e com o mundo ao seu redor.
Como saber que você está nessa fase
Se você está se sentindo como a própria deusa da confiança, com uma energia lá em cima e a sensação de que o mundo é seu palco, é porque você está na fase ovulatória.
3. Fase Lútea — A Miranda (Após a ovulação até a menstruação)
Agora, a fase lútea entra em cena, e aqui a Miranda se encaixa perfeitamente! Ela é prática, focada e sempre com os pés no chão, com uma visão realista da vida. Após a ovulação, o corpo começa a produzir progesterona para preparar o útero para uma possível gravidez. Se não houver fertilização, a progesterona diminui, e você começa a se preparar para a menstruação. Nesse momento, sua energia começa a cair, e o foco em tarefas práticas e responsabilidades se torna mais forte. Você pode ficar um pouco mais introspectiva, preferindo resolver questões de maneira mais concreta e eficiente, como a nossa querida Miranda.
Sinais do corpo
Durante essa fase, você pode sentir um pouco mais de cansaço e uma leve sensação de melancolia. Seu corpo começa a se preparar para a menstruação, e você pode perceber inchaço, maior sensibilidade nos seios e um aumento do apetite. A necessidade de se concentrar e de ter controle sobre o que está fazendo é mais forte, e, ao mesmo tempo, a energia começa a diminuir.
Como saber que você está nessa fase
Se você está mais introspectiva, organizada, com foco em resolver coisas e com um pouco mais de cansaço, provavelmente está na fase lútea.
4. Fase Menstrual — A Carrie (Menstruação)
Chegamos à fase mais introspectiva de todas, onde a energia cai e a necessidade de descansar se torna mais forte. Quem melhor para representar isso que a nossa Carrie? Ela é emocional, reflexiva e cheia de altos e baixos, mas também está sempre em busca de entender a si mesma e de se expressar de maneira única. Durante a menstruação, os níveis de estrogênio e progesterona caem, o que pode deixar você mais cansada e com a sensação de precisar de um tempo para si mesma. É o momento perfeito para se desconectar um pouco do mundo, refletir e, quem sabe, dar aquela pausa para dar espaço às emoções, como a Carrie que, na dúvida, sempre se entrega a um momento de introspecção através da sua escrita sobre a vida e suas paixões.
Sinais do corpo
Durante a menstruação, você pode se sentir mais cansada, com menos disposição para interagir socialmente, e com uma leve necessidade de se isolar para recarregar as energias. Esse também é o período em que as cólicas e desconfortos podem aparecer, e seu humor pode estar mais oscilante.
Como saber que você está nessa fase
Se você está mais voltada para dentro, com uma necessidade de refletir e descansar, e está tentando entender e processar sentimentos, é a fase menstrual.
Entender as fases do ciclo menstrual e o que cada uma delas representa é essencial para se conectar com seu corpo e viver de forma mais equilibrada. Quando você conhece seus hormônios, fica mais fácil lidar com os altos e baixos e tomar decisões que favoreçam seu bem-estar. E, assim como as personagens de Sex and the City você também pode se sentir mais em harmonia com as diferentes facetas de quem você é ao longo do mês. Então, se jogue nessa jornada de autoconhecimento e aproveite cada fase do ciclo!
Dicas práticas: 3 formas simples de começar a observar o seu ciclo
1. Marque no calendário: Comece anotando o primeiro dia da sua menstruação e o dia em que ela termina. Esse simples passo vai te dar uma base para saber onde você está no ciclo. Use uma agenda, um aplicativo de ciclo ou até no celular — o importante é se familiarizar com os dias. Isso vai te ajudar a perceber a duração do ciclo e a antecipar quando os sintomas hormonais vão aparecer!
2. Observe seu humor e energia: Repare em como se sente a cada fase — de super disposta a introspectiva. Se você perceber que fica mais sociável ou animada em alguns dias, e mais calma ou cansada em outros, está começando a entender como seu ciclo afeta suas emoções. Isso vai ajudar a planejar melhor suas atividades, além de ser uma ótima forma de se preparar para a TPM ou os dias mais tranquilos.
3. Anote os sintomas físicos: Preste atenção nos sinais do corpo:
cólicas
inchaço
alterações na pele
alterações no apetite...
Eles podem ser bem específicos para cada fase do ciclo. Isso vai te ajudar a se sentir mais no controle, especialmente se você tem dificuldade com alguns sintomas ou quer identificar quando está ovulando ou prestes a menstruar.
Beijinhos!
Agora temos um quadro no nosso instagram com indicações de qualquer coisa que te deixe de boa, vale série, hobbies, livros e muito maiiiiis! Animada com essa fase colaborativa nossa :)
Para participar basta clicar no botão :)