Oiê!
Nesta edição compartilho como faço para voltar aos trilhos e minha amiga Deborah conta como é ter uma rotina que funciona e construir o seu normal para voltar quando precisar. *(Esta edição possui bastante imagens e se estiver lendo pelo e-mail recomendo lê-la pelo app, te prometo que vai valer a pena)*
Espero que você goste! Boa leitura :)
Segunda poderia ser o dia internacional de buscar o balde que chutamos no final de semana? Eu acredito que sim… Nesses últimos meses minha vida tem sido uma montanha russa, não vou negar. É mais que normal perdermos o ritmo da nossa rotina de vez em quando por adversidades em nossa vida. Ter uma rotina constante não significa nunca sair dela e sim ter capacidade de retomá-la depois.
Ter hábitos âncoras em minha rotina me fazem voltar ao eixo muito mais fácil. Mas que diabos são hábitos âncoras,Lana? Simplificando, são hábitos que faço que puxam outros hábitos, como deixar meu tapete de ioga no chão antes de dormir para assim de manhã quando eu acordar não vou ter desculpas para fazer minha sequência matinal, ou deixar meu raspador de língua ao lado da minha escova, assim não tenho como esquecer.
Além disso, sempre vem uma confusão mental ao voltar à rotina. Demandas pendentes, sem saber o que fazer nos gerando estresse, sendo completamente normal. Para colocar tudo em ordem adoro fazer um “braindump”, que nada mais é jogar tudo que está na minha cabeça em uma lista. Você pode utilizar o notion, um caderno ou o que você se sentir melhor. Nessa lista eu elenco:
Quais problemas/ demandas eu preciso resolver;
Depois de um tempo, destrincho o que causou esse problema/ demanda, o que preciso de fato resolver e o que acumulou. Escrevendo tudo no passo a passo para não cometer erros.
E o último passo, defino as prioridades e quais tarefas são mais rápidas. Se não tenho nada urgente para fazer eu dou prioridades para as tarefas que levam menos de 10 min e assim posso riscar logo da minha lista :)
O importante é entender que nossa vida não é uma linha reta e sempre haverá altos e baixos mesmo que você queira ou tente ter controle de tudo. Se desprender disso irá aliviar muito sua autocobrança e ansiedade.
Jogando no seu próprio time w/ Deborah
Oi News! Prazer sou a Deborah, tenho 22 anos e um espírito livre, porém sempre preciso do conforto da minha rotina para poder me sentir verdadeiramente em ritmo. Sou gerente de projetos na área de tecnologia, e trabalho em modelo remoto.
Quando se trabalha em home office, é muito fácil que a rotina se perca em tudo que "dá para encaixar" nos horários em que não se está trabalhando, mas, eu decidi mudar isso, e focar no que consigo controlar: o meu ritmo.
Ter uma rotina estável me ajuda muito com aqueles dias que tudo sai do nosso controle, porque ao menos a minha manhã eu consegui controlar.
Hoje em dia a minha rotina consiste em:
6:30 Acordar e me arrumar para o pilates
7:00 Pilates em casa (faço as aulas da Move With Nicole, e recomendo muito!)
7:40 me arrumar para o dia: Make, escolher um bom look e ficar cheirosa
8:00 Preparar um café com calma, caprichando nos detalhes✨
8:15 Tomar um café maravilhoso, com calma e intenção
8:40 Lavar a louça do café, escovar os dentes
9:00 Início do meu dia de trabalho
É uma rotina curta, onde todos os itens são religiosamente feitos dia após dia, e cada detalhe foi pensando em uma coisa: jogar no meu próprio time.
Por que eu digo isso? Porque por exemplo, eu poderia muito bem escolher ir para a academia ao invés do Pilates. Mas sei que, na minha realidade, o meu eu de hoje não conseguiria manter esse hábito. É muito mais fácil para mim poder levantar e ir no conforto da minha casa para mais uma "aula" guiada pelo meu youtube, sem enfrentar trânsito ou estress: o importante é mover o corpo.


Após isso, um café rico em proteínas é essencial para a vida de uma mulher. Não consigo começar o dia sem me preparar uma refeição que me dará bastante sustância.
Aqui vai a minha receitinha de lei:
Pão artesano, com requeijão e frango dentro, uma fatia de muçarela por fora, e 8 minutos de airfryer. A combinação perfeita para comer junto com o matchá, que é a minha opção de cafeína.
Déborah, mas porque você se arruma todos os dias se você trabalha em home office? Além de me arrumar todos os dias, eu vou para um ambiente office coletivo do meu prédio durante todo o meu expediente. O motivo disso: preciso jogar no meu time! Sei que eu preciso sentir que estou "indo trabalhar" pois mais que esteja dentro da minha própria casa. Quando me arrumo, me sinto bem, e consigo transparecer mais confiança para meus desenvolvedores e clientes.
Ter um ambiente separado ajuda muito na questão de aprender a separar a Déborah do trabalho da Déborah pessoa.
Hoje em dia tenho esta rotina, mas nem sempre foi assim. No passado, eu mantinha hábitos inconsistentes, se é que isso existe haha. Eu geralmente acordava 5min antes do meu horário e fazia tudo na correria. E isso me fez muito mal.
Ter uma rotina significa que: os dias que eu eventualmente sair dela, eu terei pra onde retornar- eu sei que se hoje eu resolvi me aventurar na noite e fui dormir tarde, amanhã eu provavelmente vou pular o pilates, mas, depois de amanhã, estarei de volta ao meu normal.


“É sobre construir esse conceito do normal, para que quando você saia dele, tenha para onde retornar.”
As manhãs são as partes onde tenho o maior controle do meu tempo, para que eu permita que as minhas noites sejam imprevisíveis. A vida é feita de equilíbrios.
A noite, por exemplo, posso fazer diversas coisas: caminhar, pintar, desenhar, limpar a casa, receber amigos, ler um livro... as possibilidades são enormes, e quando a gente olha para si durante as manhãs, a gente permite que o mundo olhe para a gente durante as noites.





O nosso a gente já fez, que é o mais importante.
Caso você sinta dificuldades em manter uma rotina no seu dia a dia, lembre-se disso: construa o seu normal, o seu lar dentro de si, e retorne para ele sempre que se desviar. Persistência, confiança e carinho consigo mesmo são essenciais. Se até aquele ex chato você já deu 100 chances, porque não se dar mais uma chance de tentar?
Um ponto positivo é que: quando se tem uma rotina sólida, se torna muito mais fácil acrescentar pequenos hábitos entre as bases daquele dia. Por exemplo: sempre que estou preparando meu café, ligo para a minha mãe, para manter nossos laços fortes. Vira um momento gostoso, de leveza e tranquilidade, e conexão com alguém que amo logo cedo- Isso não tem preço.
Como você vai moldar sua rotina para que os seus hábitos reflitam quem você quer ser?
Foi um prazer falar com você!
Me conta mais no insta: @deborahl02
Essa semana que passou estava Curitiba e o clima estava bem frio, então nada mais justo de o compilado dessa semana ser perfeito para dias frios.
📖 O método - está sendo meu livro do momento
💆🏼♀️ Vitamina C e E da Sephora - ganhei a amostra dela e meu deus, amei
🍵 Chá leão relaxa - simplesmente capotei depoide de tomar uma caneca, melhor que melatonina!
☕ Lucca - cafeteria aqui de curitiba que me fez gostar de café de tão bom que estava, acho que entendi o porquê de tantos prêmios
🍪 O que tem no pote - fiz o biscoito de gingerbread deles e foi minha obsessão da semana, realmente muito bom e prático.
Essa é a semana off das redes sociais. Todo final de mês tento ficar mais offline possível e ter meu tempo de lazer fazendo outras atividades sem ser scrollando a tela.
muito massa! preciso voltar a reorganizar minhas manhãs (e a escrever a minha news) ♡